informações gerais
informações gerais 1
O cancro da mama avançado engloba duas entidades diferentes: a primeira é o cancro da mama localmente avançado – estadio III (cancro muito grande na mama, muitas vezes atingindo a pele, e/ou cancro presente em muitos gânglios, e cancro da mama inflamatório – sinais inflamatórios na pele) e a segunda é o cancro da mama metastático – estadio IV (cancro da mama que se espalhou para outros órgãos – ex. ossos, fígado, pulmões, gânglios).
informações gerais 2
No entanto existe uma percentagem de casos – à volta de 10% – que surgem nestes estádios. Em ambos os casos o primeiro tratamento não é a cirurgia.
Relativamente aos cancros da mama que anos depois de terem aparecido, voltaram a surgir sob a forma de metástases num ou vários órgãos, também a percentagem diminui, nesta situação, graças a tratamentos mais eficazes na fase inicial do tratamento. Neste website focaremos a nossa atenção essencialmente no CANCRO DA MAMA METASTÁTICO – Cancro da mama que se espalhou para outros órgãos.
Há muitos e variados tratamentos que podem ser usados para controlar o crescimento das metástases e para travar a sua disseminação pelo corpo, mas a sua eficácia é, apenas, temporária. Não conseguimos prever, com rigor, por quanto tempo a doença será controlada, mas sabemos que, mais cedo ou mais tarde, o tratamento terá que ser mudado, pelo facto de as células malignas se tornarem resistentes e voltarem a emergir (chamada progressão da doença).
Uma questão que, desde logo, se coloca, é a de se procurar saber qual é a esperança de vida para alguém que tem cancro metastático, o que é tão variável que não pode ser generalizado. O que sabemos é que, quando avaliadas as possíveis causas de morte, a causa principal será o cancro, em vez de doenças neurológicas (AVCs, demência, etc..), causa principal de morte nos países da união europeia.
MAMA HELP
o próximo evento
Fique a conhecer os próximos eventos e marque o seu lugar.